Início Brasil Em CPI, advogado diz que minoritários temem falência da JBS com família Batista no controle
Brasil

Em CPI, advogado diz que minoritários temem falência da JBS com família Batista no controle

Envie
Envie

BRASÍLIA - O advogado da Associação de Acionistas Minoritários, Márcio Lobo, afirmou em depoimento na nesta terça-feira que há um temor de que a manutenção da no comando do Grupo possa levar à falência da empresa. Ele confirmou que acionistas já acionaram a arbitragem para tentar negociar uma indenização pelos prejuízos. Lobo presta o primeiro depoimento à comissão. Os parlamentares ouvirão ainda hoje o ex-presidente do BNDES .

Lobo fez uma exposição na qual afirma que os minoritários têm sido lesados pela atuação da família que controla a empresa. José Batista Sobrinho assumiu o comando do Grupo após a prisão dos filhos Wesley e Joesley Batista. Para o presidente da associação, há temor no mercado de uma falência da empresa caso não ocorra uma alteração no comando.

— A situação da companhia é grave e a informação dos analistas de mercado é de que, se não for revertida essa situação (do controle pela família Batista), a companhia pode até falir — afirmou Lobo.

Ele disse que “tudo indica” o uso de informações privilegiadas pelos irmãos Batista em relação à delação premiada para negociar no mercado.

— É muita certeza da impunidade. É incrível a coragem que esses irmãos têm — afirmou.

Lobo afirma que a empresa perdeu cerca de 50% de seu valor do mercado desde a delação e que a valorização das ações ocorridas nos últimos dez anos já foi praticamente toda perdida. Disse não poder dar detalhes sobre a ação de arbitragem pedida pelos minoritários, mas destacou que pode ser impetrada ainda uma ação civil pública para que eles sejam ressarcidos por prejuízos decorrentes de cerca de R$ 600 milhões destinados a políticos por meio de doações oficiais e caixa dois.

O presidente da associação fez ainda críticas à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Ele afirmou que o órgão falhou em não ter verificado a atuação da empresa antes e criticou a decisão do conselho que permitiu aos Batista manter o direito de voto em assembleias de acionistas mesmo após a delação. Lobo esclareceu que a associação não trata apenas dos minoritários da JBS, mas de quem tem ações de todas as companhias de capital aberto.

A CPI convocou o ex-presidente do Cade Vinicius Marques de Carvalho. Ele é sobrinho do ex-ministro Gilberto Carvalho. A convocação foi aprovada por acordo. A intenção é ouvi-lo sobre o crescimento da JBS no mercado de carnes e os riscos concorrenciais nesta área.

Minutos após a votação da convocação do ex-presidente do Cade ter sido feita de forma simbólica, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) reclamou que não estava na sala por ter atendido a um pedido do presidente da CPI, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), para recepcionar o ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho. Pimenta pediu que a convocação de Vinicius Carvalho fosse cancelada. Ataídes pediu desculpas ao colega e acatou o pedido de anulação. Assim, a CPI terá que votar em outra oportunidade novamente esta convocação.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?