Início Brasil Desemprego tem alta em oito estados no 1º trimestre, diz IBGE
Brasil

Desemprego tem alta em oito estados no 1º trimestre, diz IBGE

Desemprego tem alta em oito estados no 1º trimestre, diz IBGE
Desemprego tem alta em oito estados no 1º trimestre, diz IBGE

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A taxa de desemprego teve alta em oito estados no primeiro trimestre de 2024, ante o quarto trimestre de 2023, apontam dados divulgados nesta sexta-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Houve avanços do indicador nos seguintes locais: Acre (8,9%), Bahia (14%), Maranhão (8,4%), Mato Grosso do Sul (5%), Minas Gerais (6,3%), Rio Grande do Sul (5,8%), Santa Catarina (3,8%) e São Paulo (7,4%).

Segundo o instituto, a taxa ficou relativamente estável em outras 18 unidades da Federação, já que a desocupação não teve variação significativa em termos estatísticos. A taxa recuou apenas no Amapá (10,9%), de acordo com o IBGE.

Na média nacional, o desemprego avançou a 7,9% no primeiro trimestre de 2024, após marcar 7,4% nos três meses finais do ano passado. O dado brasileiro já havia sido divulgado pelo IBGE no dia 30 de abril.

Na ocasião, o instituto lembrou que o desemprego costuma subir no primeiro trimestre com a retomada da procura por trabalho e o término de vagas temporárias. Fatores como esses também teriam pressionado o indicador no início de 2024.

Apesar da subida, a taxa de desemprego de 7,9% é a menor para o Brasil no período de janeiro a março desde 2014. No primeiro trimestre de 2024, o número de desempregados foi estimado em 8,6 milhões.

O contingente subiu 6,7% (mais 542 mil) ante os três meses finais de 2023 e recuou 8,6% (menos 808 mil pessoas) na comparação com um ano antes.

"A maior parte das UFs mostrou tendência de crescimento, embora apenas oito com crescimento estatisticamente significativo. A única exceção foi o Amapá. Nas demais 18 UFs, a taxa ficou estável", disse Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas por Amostras de Domicílios do IBGE.

Os dados integram a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua). O levantamento contempla tanto atividades formais quanto informais -desde os empregos com carteira assinada e CNPJ até os populares bicos.

A população desempregada reúne pessoas de 14 anos ou mais que estão sem ocupação e que procuram oportunidades. Quem não está buscando vagas, mesmo sem ter emprego, não faz parte desse contingente nas estatísticas oficiais.

TAXA DE DESEMPREGO NO 1º TRIMESTRE DE 2024

UF - Em % - Situação

Bahia - 14 - Em alta

Pernambuco - 12,4 - Estável

Amapá - 10,9 - Em queda

Rio de Janeiro - 10,3 - Estável

Sergipe - 10 - Estável

Piauí - 10 - Estável

Alagoas - 9,9 - Estável

Paraíba - 9,9 - Estável

Amazonas - 9,8 - Estável

Rio Grande do Norte - 9,6 - Estável

Distrito Federal - 9,5 - Estável

Acre - 8,9 - Em alta

Ceará - 8,6 - Estável

Pará - 8,5 - Estável

Maranhão - 8,4 - Em alta

Roraima - 7,6 - Estável

São Paulo - 7,4 - Em alta

Minas Gerais - 6,3 - Em alta

Goiás - 6,1 - Estável

Tocantins - 6 - Estável

Espírito Santo - 5,9 - Estável

Rio Grande do Sul - 5,8 - Em alta

Mato Grosso do Sul - 5 - Em alta

Paraná - 4,8 - Estável

Santa Catarina - 3,8 - Em alta

Mato Grosso - 3,7 - Estável

Rondônia - 3,7 - Estável

Fonte: IBGE

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?