Depoimento de Bolsonaro por tentativa de golpe; veja onde e quando assistir
O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta segunda-feira (9) a fase de interrogatórios dos réus acusados de tentar um golpe de Estado para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder após a derrota nas eleições de 2022. O depoimento do ex-presidente deve ocorrer entre quarta (12) e quinta-feira (13), após os interrogatórios dos demais envolvidos, entre eles Mauro Cid, Anderson Torres e Augusto Heleno.
Bolsonaro será o sexto a depor, conforme a ordem definida: Mauro Cid abre os trabalhos por ser delator, seguido dos demais acusados em ordem alfabética. As audiências são conduzidas pelo ministro Alexandre de Moraes, relator da ação, e acontecem na Primeira Turma do STF, em Brasília. Os interrogatórios podem ser acompanhados pelas lives do STF, disponível no Youtube. Apenas o ex-ministro Braga Netto participará por videoconferência, por estar preso no Rio de Janeiro.
Os réus são acusados de crimes como golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa e dano ao patrimônio público. Após os interrogatórios, a etapa seguinte do processo será a apresentação das alegações finais por defesa e acusação. O julgamento de Bolsonaro, que pode levar à sua condenação e eventual prisão, ainda não tem data definida.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil