Os ensaios técnicos das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro já estão com datas definidas: serão realizados nos dias 13, 20 e 27 de março e 03 e 10 de abril. Como de costume, as arquibancadas estarão abertas para o público, que não precisa pagar para ver as agremiações testarem suas apresentações no palco da festa. Para muitos, essa é a única oportunidade de assistir no Sambódromo uma prévia do espetáculo que sua escola do coração levará à Marques de Sapucaí, já que no dia dos desfiles oficiais os ingressos das arquibancadas populares são bastante concorridos, e o restante tem um valor mais elevado.
O formato do evento segue o mesmo dos anos anteriores. As escolas vão entrar na avenida com o suporte de um carro de som. E, na última apresentação da noite, o público poderá descer das arquibancadas e participar do tradicional “arrasta-povo”, atrás do cordão de isolamento.
Apenas a escola que se apresentar no último dia de ensaio técnico utilizará o sistema de som do Sambódromo e a nova iluminação cênica.
Neste domingo, dia 13, ensaiam a Imperatriz Leopoldinense, São Clemente e Portela. No seguinte, 20 de março, será a vez da Paraíso do Tuiuti, Vila Isabel e Mangueira.
Os ensaios seguem no dia 27 de março com Unidos da Tijuca, Beija-Flor e Salgueiro. Já no dia 3 de abril, entram na avenida a Mocidade Independente de Padre Miguel e a Grande Rio.
Quem fecha os ensaios é a grande campeã do carnaval de 2020, a Viradouro, que se apresenta logo depois a tradicional cerimônia de lavagem da avenida, para abrir os caminhos e atrair bons fluidos. Os ensaios começam sempre às 8 da noite.
Após a última decisão da Prefeitura, o público não precisará usar máscara, mas ainda terá que apresentar o comprovante de vacinação. Por causa da pandemia de covid-19, os desfiles das escolas de samba foram adiados do feriado de carnaval para os dias 20 a 24 de abril. O grupo especial se apresenta nos dias 22 e 23.

