Compartilhe este texto

Crianças têm mais risco de adquirir do que transmitir Covid, diz Fiocruz

Por Portal Do Holanda

10/05/2021 10h37 — em
Brasil


Crianças ainda não estão no plano de vacinação contra a doença. Foto: Elza Fiúza/ Agência Brasil

Um estudo de pesquisadores da Fiocruz com cientistas europeus e americanos mostrou que as crianças têm mais risco de serem infectadas com Covid-19 do que de transmitirem o vírus aos adultos.

“Nossas descobertas sugerem que em cenários como o estudado, escolas e creches poderiam potencialmente reabrir se medidas de segurança contra a Covid-19 fossem tomadas e os profissionais adequadamente imunizados", diz o estudo, divulgado pelo Uol.

A pesquisa foi coordenada pela chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em Doenças Febris Agudas, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Os resultados foram adquiridos antes da descoberta da variante P.1.

A análise foi feita com 667 participantes em 259 domicílios na comunidade de Manguinhos, no Rio, entre maio a setembro de 2020. Foram coletados dados de 323 crianças (de 0 a 13 anos), 54 adolescentes (14 a 19 anos) e 290 adultos.

Os testes de 45 crianças (13,9%) deram positivo para o vírus, das quais, 26 tiveram contato com um adulto positivo. As outras 19, tiveram contato com adultos que não consentiram em fazer o teste, mas que tiveram sintomas.

O estudo mostra ainda que a infecção foi mais frequente em crianças com menos de 1 ano e na faixa de 11 a 13 anos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil