Início Brasil Criação do juiz de garantias já tem maioria no STF
Brasil

Criação do juiz de garantias já tem maioria no STF

Criação do juiz de garantias já tem maioria no STF
Criação do juiz de garantias já tem maioria no STF

O Supremo Tribunal Federal formou maioria para a criação do juiz das garantias no país.  

Neste modelo, o magistrado responsável pela sentença não é o mesmo que analisa as cautelares durante o processo criminal. 

Nesta quinta-feira, votaram pela constitucionalidade da nova figura jurídica os ministros Nunes Marques e Edson Fachin. Assim, o placar está em 6 votos a 1. Além dos dois de hoje, também votaram a favor os ministros Dias Toffoli, Cristiano Zanin, André Mendonça e Alexandre de Moraes. 

O voto divergente foi do relator do processo, ministro Luiz Fux. Ele entendeu que a aplicação do modelo não é obrigatória.  

Nesta quinta-feira, o julgamento foi suspenso por causa do horário e deve ser retomado na próxima semana. A Corte também analisa o prazo de adequação à lei. 

A adoção do juiz de garantias estava prevista para entrar em vigor em janeiro de 2020, conforme o Pacote Anticrime, aprovado pelo Congresso Nacional. No entanto, foi suspensa por liminar do ministro Luiz Fux, então vice-presidente do STF.  Agência Brasil

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?