Covid: OMS recomenda dois remédios para uso em pacientes no hospital

Por Agência Brasil / Portal do Holanda

14/01/2022 20h59 — em Brasil

Foto: Caio Guarlotte / Portal do Holanda

A Organização Mundial da Saúde divulgou na quinta-feira (13) novas orientações sobre medicamentos para tratar pacientes com covid-19;

A entidade passou a recomendar fortemente o uso do remédio baricitinibe para pessoas internadas em estado grave ou crítico. A OMS também recomendou o uso do sotrovimabe para pacientes em situação leve e moderada. O sotrovimabe é um anticorpo monoclonal - ou seja, produzido em laboratório.

Os dois medicamentos já têm uso permitido no Brasil desde setembro do ano passado, quando a Anvisa autorizou a inclusão no tratamento contra covid-19.

O baricitinibe já possuía registro no país para o tratamento de artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica moderada a grave. No caso de covid-19, o remédio é indicado para adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio ou respirador.

Já o anticorpo sotrovimabe pode ser usado em caráter emergencial. A indicação é para pacientes com 12 anos ou mais que estejam com as formas leve ou moderada da doença, e com risco de agravamento. A Anvisa não recomenda o uso desses anticorpos em pacientes que precisam de oxigênio.

Nos dois casos, os remédios só devem ser aplicados em ambiente hospitalar.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil