Compartilhe este texto

Covid -19 gerou perda de 11 milhões de postos de trabalho no Brasil

Por Portal Do Holanda

25/01/2021 9h17 — em
Brasil


A pesquisa diz que os 11, 1 milhões inclui as pessoas que foram demitidas, as pessoas que abandonaram o mercado de trabalho e aqueles que tiveram suas horas de trabalho reduzidas - Divulgação

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou nesta segunda-feira (25) que a pandemia da covid-19 teve um impacto no desemprego no Brasil quase duas vezes superior que a média mundial. As perdas no Brasil seriam equivalentes a 11,1 milhões de postos de trabalho, o quarto número mais elevado do mundo em termos absolutos.

Segundo o UOL, o levantamento aponta que "o continente americano é a região mais afetada pela crise da covid-19, registrando uma perda total de 13,7% em termos de horas de trabalho durante 2020". Dentro da região, a América Latina e o Caribe registraram a maior perda, com 16,2%. Já as perdas de horas de trabalho no Brasil seriam de 15%, contra 12% no México.

A pesquisa diz que os 11, 1 milhões inclui as pessoas que foram demitidas, as pessoas que abandonaram o mercado de trabalho e aqueles que tiveram suas horas de trabalho reduzidas.

Os dados brasileiros revelam um tombo bem maior que a média global. No mundo, a OIT estima que 8,8% das horas de trabalho globais foram perdidas durante todo o ano passado, o que seria o equivalente a 255 milhões de empregos em tempo integral. A crise, portanto, é quatro vezes maior que aquela sofrida por trabalhadores durante a crise financeira global de 2009.

"Trata-se da maior crise no mercado de trabalho desde os anos 30", alertou Guy Ryder, diretor-geral da OIT.

A estimativa é de que 33 milhões de pessoas no mundo foram afetadas pela perda completa de emprego, elevando o desemprego global para 220 milhões de pessoas.

Um número ainda maior de pessoas desistiu de trabalhar. 81 milhões de pessoas pelo mundo deixaram o mercado de trabalho porque não puderam trabalhar, talvez por causa de restrições pandêmicas, ou simplesmente deixaram de procurar trabalho.

O impacto sobre o trabalhador brasileiro foi bem superior ao que enfrentaram em 2020 a classe trabalhadora no Canadá e os Estados Unidos, com quedas em horas trabalhadas de 9,2% e 9,3%, respectivamente.

A projeção é de que ainda haverá uma perda de 3% das horas de trabalho neste ano de 2021, equivalente a 90 milhões de empregos em tempo integral.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil