Condenada pelo STF, Carla Zambelli deixa o país e fala em tratamento médico
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) informou que deixou o Brasil e que está na Europa para realizar um tratamento médico. A parlamentar afirmou, em uma transmissão ao vivo, que pretende pedir licença do mandato, mencionando que a Constituição prevê essa possibilidade, assim como já ocorreu em casos semelhantes.
Zambelli foi condenada em 18 de maio pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A defesa da deputada informou que desconhece o paradeiro dela e não forneceu mais detalhes sobre o destino da parlamentar.
Na decisão que condenou Zambelli, os ministros da 1ª Turma do STF também declararam a perda automática de seu mandato, com a chancela da Mesa Diretora da Câmara. No entanto, líderes parlamentares avaliam que cabe ao plenário da Casa decidir sobre a cassação, e não apenas à Mesa Diretora.
Apesar de ser considerada um incômodo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que a responsabiliza pelo fracasso eleitoral de 2022, Zambelli será acolhida pela bancada do PL na Câmara dos Deputados.
ASSUNTOS: Brasil