Comitiva brasileira que estava nos EUA cumprirá quarentena de 14 dias

Por Agência Brasil / Portal do Holanda

22/09/2021 16h15 — em Brasil

Foto: Marcelo Casal

Todos os membros da comitiva presidencial que esteve na ONU, em Nova Iorque, devem cumprir quarentena, no Brasil. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, continua nos Estados Unidos, cumprindo o protocolo de isolamento, depois que foi testado positivo para covid-19. Os demais membros da comitiva, que desembarcou no Brasil, devem fazer isolamento de 14 dias, por segurança sanitária, já que tiveram contato com o ministro.

Essa é a recomendação da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que enviou um ofício à Casa Civil da Presidência da República, nesta quarta-feira (22). A orientação atende às normas do Guia de Vigilância Epidemiológica para Covid-19, publicado pelo Ministério da Saúde.

Segundo a Anvisa, o isolamento deve ser feito para proteger os viajantes e a população brasileira. A agência explica, ainda, que cabe à Casa Civil a análise de cada caso, mediante consulta prévia a própria agência, mas devido “à urgência do caso” as orientações foram antecipadas.
 

Entre as medidas, os integrantes da comitiva devem expor o mínimo possível de pessoas e ambientes na chegada ao Brasil; cumprir o isolamento de 14 dias, contados a partir do último dia de contato com o ministro Queiroga, na cidade do desembarque. Também foi orientado que o avião em que todos viajaram passe por uma limpeza de desinfecção.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, infectado com o coronavírus, segue em Nova Iorque, isolado, e passa bem, conforme informado pela Secretaria de Comunicação da Presidência. Lembrando que o ministro já tomou as duas doses de vacina contra covid-19.
 

Também foi informado que os demais integrantes da comitiva testaram negativo para a doença. Mesmo assim, a Anvisa orienta que todos sejam, novamente, testados, em solo brasileiro.
 

Com a ausência de Queiroga em território brasileiro, passa a ser ministro-substituto, da Saúde, o secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil