Compartilhe este texto

Com risco de novo sangramento, Lula deve repetir exames após acidente doméstico

Por Portal Do Holanda

21/10/2024 9h08 — em
Brasil


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve realizar novos exames de neuroimagem nas próximas 72 horas para garantir que não haja sangramento ou edema na região occipital, lesionada após uma queda no banheiro. Lula sofreu um ferimento "corto-contuso" na parte de trás da cabeça, área responsável pela percepção visual, e precisou de pontos no local. Ele foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, e continua sendo monitorado em casa.

O acidente ocorreu no sábado (19), enquanto Lula e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, finalizavam os preparativos para uma viagem à Rússia, onde o presidente participaria da cúpula do Brics. O boletim médico recomendou repouso e monitoramento, e Lula foi orientado a evitar viagens longas, como o voo de 17 horas até a Rússia, para prevenir aumento da pressão craniana e sangramento. 

De acordo com o neurocirurgião Luiz Severo, o presidente sofreu um traumatismo cranioencefálico leve, sem perda de consciência ou sinais de alarme. No entanto, a contusão cerebral resultante do impacto gera risco de pequenos sangramentos, que precisam ser monitorados, especialmente em pacientes idosos como Lula, de 78 anos. O especialista destacou que as primeiras 72 horas são críticas para a observação de possíveis edemas ou agravamento do sangramento.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil