Compartilhe este texto

CNJ anula afastamento de Gabriela Hardt, juíza da Lava Jato

Por Portal Do Holanda

17/04/2024 8h59 — em
Brasil


Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ

Após afastar do cargo a juíza Gabriela Hardt por supostas irregularidades na Lava Jato, o Conselho Nacional de Justiça anulou, nesta terça-feira (16), a decisão. Foi mantido, porém, o afastamento de dois desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). 

O CNJ derrubou, por 8 votos a 7, a decisão que havia afastado Hardt. O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do CNJ, votou contra o afastamento afirmando que foi uma decisão "ilegítima, arbitrária e desnecessária". Segundo Barroso, Luís Felipe Salomão, corregedor do CNJ, não tinha justificativa para punir os magistrados em decisão monocrática, um dia antes de uma sessão colegiada do Conselho. 

O CNJ vai investigar se Hardt e o senador Sergio Moro (União-PR) violaram leis da magistratura durante a operação Lava Jato. O argumento usado para afastar a juíza é que ela direcionou R$ 2,5 bilhões obtidos com delatores, ao homologar um acordo entre a Petrobras e a Lava Jato no Paraná, para que a força-tarefa administrasse um fundo bilionário, que chegou a ser criado mas foi suspenso dois meses depois. 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil