Início Brasil Classificação do PCC e CV como terroristas deve ser pauta na reunião entre Lula e Trump
Brasil

Classificação do PCC e CV como terroristas deve ser pauta na reunião entre Lula e Trump

Classificação do PCC e CV como terroristas deve ser pauta na reunião entre Lula e Trump
Lula - Foto: Ricardo Stuckert

A possível classificação do PCC e do Comando Vermelho como grupos terroristas deve ser pauta na reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. A proposta, que partiu dos Estados Unidos, preocupa o governo brasileiro por possíveis impactos na soberania nacional e pela abertura de espaço para sanções internacionais.

Washington defende uma postura mais dura contra o crime organizado, enquanto Brasília busca reforçar a cooperação policial e de inteligência sem alterar o enquadramento jurídico das facções.

Se a medida avançar, os efeitos podem ser significativos. Entre eles estão o congelamento de bens e contas ligadas às facções em bancos estrangeiros, maior rastreamento de movimentações financeiras suspeitas e dificuldade para integrantes movimentarem recursos fora do Brasil.

PF investiga vazamento de informações no caso Master
Brasil

PF investiga vazamento de informações no caso Master

Também pode haver intensificação da cooperação internacional, com operações conjuntas e maior troca de informações sobre tráfico e lavagem de dinheiro, além da possibilidade de envolvimento direto de órgãos de segurança dos EUA em investigações.

No campo político, o tema pode se tornar uma armadilha para Lula nas eleições de 2026: rejeitar a classificação pode gerar acusações de proteger facções, enquanto aceitar pode ser visto como ceder à pressão externa. Juridicamente, a legislação brasileira não reconhece PCC e CV como grupos terroristas, o que pode gerar atritos diplomáticos e questionamentos sobre soberania.

Além disso, especialistas alertam que essa classificação poderia abrir espaço para os Estados Unidos justificarem algum tipo de intervenção no Brasil, semelhante ao que ocorreu na Venezuela, quando o país foi alvo de forte pressão internacional e medidas diretas sob o argumento de combate ao terrorismo e ao narcotráfico.

O encontro ainda não tem data definida, mas já mobiliza diplomatas e autoridades dos dois países, com expectativa de que o assunto seja tratado como prioridade nas conversas bilaterais.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?