Cerca de 44% dos frascos da Coronavac têm menos doses, aponta análise

Por Portal do Holanda

17/05/2021 14h47 — em Brasil

Foto: Divulgação/Secom

Um levantamento realizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo aponta que cerca de 44% dos frascos da vacina Coronavac foram entregues em nove cidades brasileiras com menos doses do que o prometido pelo Instituto Butantan.

De acordo com o UOL, os municípios relataram que alguns fracos não continham as doses necessárias para aplicar as vacinas. Em nota, Butantan negou irregularidade e afirmou que pode ter havido "extração incorreta" das doses. Após análise, o Comsens informou que "A avaliação foi realizada durante as atividades de vacinação, sem nenhuma interferência no processo de trabalho, num ambiente real de vacinação".

Em ofício da Anvisa sobre a inspeção, a agência escreveu que "foram realizados os ensaios" que mediu o "volume médio e volume extraível" dos frascos e "todos os resultados obtidos encontraram-se dentro das especificações".


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil