Compartilhe este texto

Candidatos têm até sexta-feira para pedir isenção de taxa do Enem

Por Agência Brasil / Portal do Holanda

11/04/2022 17h29 — em
Brasil


Foto: Marcello Casal /  Agência Brasil

Termina nesta sexta-feira, dia 15 de abril, o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 e para justificar ausência na edição de 2021.

Pode pedir isenção da taxa de inscrição o participante que esteja cursando a última série do ensino médio neste ano, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública; aquele que tenha cursado todo o ensino médio na rede pública de ensino ou como bolsista integral na rede privada, que tenha renda per capital igual ou inferior a um salário-mínimo e meio. A isenção pode ainda ser solicitada por membro de família de baixa renda inscrito no Cadastro Único.

Após o resultado do processo de isenção, o estudante que deseja realizar o Enem 2022 deve garantir a inscrição pela Página do Participante, seguindo edital específico a ser publicado pelo Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão responsável pela seleção.

O estudante que conseguiu isenção da taxa na edição de 2021, mas não compareceu a nenhum dos dois dias de prova, deverá justificar a ausência para estar apto a solicitar isenção da taxa de inscrição na edição deste ano.

Entre os motivos para justificar ausência estão emergências médicas, comparecimento ao trabalho, morte na família, maternidade ou paternidade, furto ou assalto e acidente de trânsito. Os documentos comprobatórios devem estar de acordo com o edital da seleção.

Com a criação de um cadastro e senha para a Página Participante, no portal do Governo Federal, o estudante registra as solicitações de isenção e justificativa de ausência, e acompanha a situação dos procedimentos realizados.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil