Brasil pode virar 'fábrica' de variantes superpotentes, dizem cientistas

Por Portal do Holanda

06/03/2021 8h50 — em Brasil

Centro de Manaus no primeiro dia de reabertura do comercio após segunda ondaFoto: Jander Robson/Portal do Holanda

De acordo com a BBC News Brasil, pesquisadores da universidade Imperial College London e da Universidade de Leicester, afirmam que medidas de contenção e lockdowns são extremamente necessários durante vacinação contra o covid-19, para evitar o aparecimento de novas sepas.

Os cientistas explicaram à publicação que o contato entre vacinados e variantes favorece o aparecimento de mutações "superpotentes", capazes de driblar totalmente a ação do imunizante.

No Brasil, o cenário para o aparecimento dessas variantes é propício devido a vacinação em ritmo lento, altas taxas de infecção e variante com a mutação E484k, que dribla os anticorpos.

O número de infectados no país ainda é super alto, nesta quinta-feira(4) foram 59,9 mil novos casos confirmados, e na quarta (3) o país bateu o recorde de mortos desde o início da pandemia, com 1,8 de óbitos em 24h.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil