Compartilhe este texto

Brasil já registra 17 mil divórcios em cartórios neste ano

Por Agência Brasil / Portal do Holanda

28/05/2022 21h24 — em
Brasil


Foto: Pixabay

O Brasil registrou mais de 17 mil divórcios somente nos primeiros meses de 2022, segundo o Colégio Notarial do Brasil, que reúne mais de 9 mil tabeliões.

No ano passado, foram concluídas mais de 80 mil separações consensuais. Este é o maior número desde 2007, quando uma lei federal permitiu a formalização do divórcio diretamente em cartórios.

Com a pandemia de covid-19, o registro de separações extrajudiciais precisou ser adaptado e por isso foi criado o e-Notariado.

A diretora do Colégio Notarial do Brasil, Ana Paula Frontini, explica que o sistema online funciona em todo país.

O e-Notariado é mais rápido e pode ser mais barato que o divórcio convencional, mas para ser feito é necessário que as duas partes obtenham um certificado online, que pode ser emitido em um cartório, de maneira gratuita.

O passo a passo para emissão do certificado e para baixar a plataforma está disponível em notariado.org.br.

A presença de um advogado para acompanhar todos os procedimentos segue obrigatória.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil