Bebê morre após se engasgar com caroço de pitomba
Samuel Gomes, um bebê de Araguanã, a 348 km de São Luís, morreu na noite deste domingo (23) após engasgar com o caroço de uma pitomba, fruta típica do Norte e Nordeste. Segundo a Secretaria de Saúde do município, Samuel começou a passar mal por volta das 19h e foi levado às pressas para o hospital da cidade, onde uma enfermeira e um técnico de enfermagem realizaram os procedimentos necessários, mas a criança continuava com dificuldades para respirar.
Com a falta de ar persistente, Samuel foi transferido para um hospital em Zé Doca, a cerca de 34 km de Araguanã. No entanto, minutos após dar entrada na unidade, ele não resistiu e morreu. No hospital, a avó relatou que a criança já havia expelido um caroço de pitomba em casa, mas ainda tinha dúvidas se havia um segundo. Exames confirmaram que não havia mais nenhum caroço obstruindo suas vias respiratórias, mas constatou-se que Samuel tinha adenoide e amídalas aumentadas, o que pode ter agravado a situação.
Em casos como esse, é fundamental pedir ajuda imediata pelo Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) no 192 ou na PM pelo 190. Pediatras recomendam que os pais tentem desengasgar o bebê colocando-o de pé, ou aplicando a Manobra de Heimlich, se necessário. Se o tórax não estiver expandindo, é crucial realizar respiração boca a boca para salvar a vida da criança.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil