Avião da Latam é esvaziado após fogo atingir área de carga no Aeroporto de Guarulhos
Um avião da Latam foi evacuado na noite desta quinta-feira (4) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, após um incêndio atingir uma das esteiras de bagagens usadas para carregar o compartimento inferior da aeronave. O incidente ocorreu com um Airbus A320 de matrícula PR-MHR, que estava posicionado no Terminal 2. Ainda não há confirmação se o fogo começou durante o embarque ou desembarque dos passageiros.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram chamas e grande quantidade de fumaça na parte inferior do avião, enquanto funcionários do aeroporto tentavam controlar o incêndio com extintores. A movimentação obrigou a retirada imediata dos passageiros e o isolamento da área para atuação das equipes de segurança.
O Terra entrou em contato com a Latam, que informou estar apurando as causas do incidente. O Aeroporto de Guarulhos também foi procurado, mas, até o momento, não divulgou detalhes sobre possíveis danos ou impactos nas operações do terminal.
Ninguém ficou ferido, e o caso será investigado pelas autoridades de aviação civil. Incidentes envolvendo áreas de carga de aeronaves costumam demandar análises técnicas para determinar eventuais falhas de equipamento ou procedimentos.
Atualização em 05/12 as 18h35 pra acrescentar nota:
ATUALIZAÇÃO DA LATAM SOBRE O VOO LA3418
São Paulo, 5 de dezembro de 2025 - A LATAM Airlines Brasil informa que já desembarcou, às 2h54 desta sexta-feira (05/12), no aeroporto de Porto Alegre, 159 passageiros do voo LA3418 (São Paulo/Guarulhos–Porto Alegre), originalmente programado para ontem (04/12). Os 10 clientes restantes viajarão em outros voos da LATAM ou por via terrestre.
ENTENDA O CASO
Em 04/12, durante o embarque dos passageiros do voo LA3418 (São Paulo/Guarulhos–Porto Alegre), houve um princípio de incêndio em um equipamento de solo operado por uma empresa terceirizada responsável pelo carregamento de cargas da aeronave.
A fumaça gerada pelo equipamento acionou os protocolos de segurança. Os passageiros foram retirados da aeronave pela ponte de embarque (finger) e pelo escorregador (escape slide), com o auxílio de funcionários treinados para esse tipo de situação.
Não houve feridos e a situação foi rapidamente controlada. A LATAM ofereceu toda a assistência necessária aos clientes impactados.
A companhia reforça, ainda, que a segurança está no centro de todas as suas decisões e operações.
ASSUNTOS: Brasil