Início Brasil Arthur Neto avalia influência da vitória de Biden para a Amazônia
Brasil

Arthur Neto avalia influência da vitória de Biden para a Amazônia

Arthur Neto avalia influência da vitória de Biden para a Amazônia
Arthur Neto avalia influência da vitória de Biden para a Amazônia

Manaus/AM - Em artigo publicado no site da revista Veja nesse domingo (8), o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, avaliou que a vitória de Joe Biden como o 46º presidente dos Estados Unidos significa "a vitória da democracia contra o autoritarismo, da inteligência contra o obscurantismo, da razão contra a loucura", disse o chefe do Executivo à coluna do jornalista Ricardo Noblat.

"Uma vitória que prenuncia, enfim, muitas mudanças em muitos países, pela própria influência que os Estados Unidos da América exercem sobre o mundo, inclusive no Brasil”, escreveu Neto.

No texto, ele alertou sobre mudanças, principalmente na área ambiental, com a eleição do novo presidente americano. “Temos um compromisso com a luta contra o aquecimento global. Precisamos, então, da floresta em pé para cumprirmos o que foi decidido, em 2015, na conferência de Paris”, relacionou, referindo-se à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, ocorrida na França.

O prefeito de Manaus também lembrou que Joe Biden já sinalizou a intenção de mobilizar o mundo em favor da preservação da Amazônia, voltou a criticar a política ambiental do governo federal, segundo ele, “supostamente dirigida” pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, “que deveria ter sido demitido há muito tempo” e condenou o agronegócio e garimpo na região: “essas atividades, definitivamente, não servem para nós”.

Ele observou, ainda, que é preciso deixar clara a soberania nacional, diante do risco da Amazônia brasileira sofrer uma intervenção pela “investida que tantos querem há tanto tempo”. “Na realidade, só há uma forma de garantir a soberania brasileira sobre a Amazônia: é fazendo uma boa governança sobre a região e em consonância com os anseios de um povo, e de nações espalhadas pelo mundo inteiro, que tem interesse em não ver a terra se tornar, pelo aquecimento global, um local impossível de se conservar a vida humana”, concluiu.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?