Argentina julga hoje pedido de extradição de foragidos por golpe do 8 de janeiro
A Justiça argentina iniciou nesta quarta-feira (3) o julgamento do pedido de extradição de cinco brasileiros condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. O processo está sob responsabilidade do juiz federal Daniel Rafecas, em Buenos Aires.
Entre os réus estão Ana Paula de Souza, Wellington Firmino, Rodrigo de Freitas, Joelton Gusmão Oliveira e Joel Borges Corrêa, todos condenados a penas superiores a 14 anos de prisão. Eles foram presos na Argentina no fim de 2024, após fugirem do Brasil durante o julgamento dos atos que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.
O pedido de extradição foi formalizado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos no STF. Além dos cinco réus, outra condenada, Sirlene de Souza Zanotti, foi detida recentemente em Posadas, província de Misiones, quando tentava atravessar para o Paraguai.
O governo brasileiro já contratou um escritório de advocacia argentino para acompanhar os processos, com custos que podem chegar a US$ 954 mil (cerca de R$ 5 milhões). Os acusados respondem por crimes como abolição violenta do Estado democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.
ASSUNTOS: Brasil