Início Brasil Após incêndio governo decide criar Agência Brasileira de Museus
Brasil

Após incêndio governo decide criar Agência Brasileira de Museus

Envie
Após incêndio governo decide criar Agência Brasileira de Museus
Após incêndio governo decide criar Agência Brasileira de Museus
Envie

BRASÍLIA — Uma semana após o incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, o governo federal decidiu que a administração do museu vai continuar sendo feita pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O presidente Michel Temer e ministros vinham discutindo a possibilidade de trocar o museu de mãos desde o incêndio que destruiu o acervo da instituição, mas, segundo pessoas próximas ao presidente, a ideia foi descartada por um temor de que houvesse manifestações negativas, por parte da universidade, que atingissem o Palácio do Planalto.

A retirada do museu da UFRJ era uma das condições dos patrocinadores interesssados em doar dinheiro para reconstruir o museu. Para atender às empresas e entidades, Temer decidiu criar a Agência Brasileira de Museus (Abram). O órgão, criado por meio de uma medida provisória (MP) assinada nesta segunda-feira, será responsável pela reconstrução do museu e vai gerir os repasses dos doadores para esse fim. A Agência também passará a administrar os museus sob o guarda-chuva do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que será extinto. Os funcionários do instituto poderão ser cedidos à nova agência ou reincorporados ao Ministério da Cultura.

Em nota, a Casa Civil informou que a criação da agência e o repasse imediato dos museus do Ibram para o controle da nova instituição - entre eles o Museu Imperial, o Museu da Abolição, o Museu da Inconfidência e o Museu Nacional de Belas Artes -, com repasses da União e de entidades doadoras, vai resultar em um orçamento de R$ 200 milhões. O valor é três vezes maior que a verba que o Instituto Brasileiro de Museus teve em 2017.

Uma outra medida provisória que visa estimular doações privadas para projetos de interesse público também foi assinada nesta segunda-feira pelo presidente.

Siga-nos no

Google News