Amazonia 1, primeiro satélite brasileiro é lançado no espaço

Por Portal do Holanda

28/02/2021 6h54 — em Brasil

Foto: Reprodução Youtube/ Inpe

Foi lançado em órbita, na madrugada deste domingo (28), o primeiro satélite brasileiro de observação da Terra, o Amazonia-1. O equipamento foi totalmente criado e confeccionado no Brasil em um processo que durou cerca de 13 anos.

Hoje, a bordo de um foguete indiano que partiu de Centro Espacial Satish Dhawan (SHAR), em Sriharikota, na Índia, ele foi lançado no espaço. 

O lançamento foi acompanhado pelo ministro de Ciência e Tecnologia e Inovações, o astronauta Marcos Pontes e uma comitiva brasileira. Pontes discursou na base e falou sobre o avanço que o feito representa para o Brasil e para o mundo.

O Amazonia-1 foi colocado a 750 km da superfície da terra e terá a capacidade de dar uma volta ao redor da terra em apenas 100 minutos. 

Sua função será realizar registros fotográficos de alta resolução de qualquer parte do planeta a cada 5 dias. Em relação ao Brasil, imagens serão captadas a cada três dias. 

As imagens e o sinal serão enviados para as bases de Alcântara no Maranhão, Cachoeira Paulista em São Paulo e Cuiabá, no Mato Grosso.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil