Globo muda sistema de votação do BBB23 para evitar 'robôs'
A Globo mudou o sistema de votação do atual Paredão que tem na berlinda Bruna, Aline e Sarah. A mudança ocorre após um suposto vídeo com votos de robôs da torcida de Amanda viralizar nas redes sociais.
Quem acessa a aba de votação do Gshow já percebeu um cenário diferente dos paredões anteriores. Agora a cada votação o usuário precisa comprovar por meio do captcha que é 'uma pessoa e não um robô'.
O sistema pede que a pessoa identifique as imagens (como postes e girafas) antes do voto ser registrado.
Após a repercussão do suposto vídeo com votação em massa de robôs, a Globo negou algum tipo de fraude e afirmou que o programa tem uma uma equipe altamente especializada em segurança cibernética.
Veja nota da Globo enviada ao Splash, do UOL
"Contamos com eficientes sistemas de monitoramento das votações do 'BBB 23' e não há registro de qualquer anormalidade. Vale ressaltar que fazemos investimentos constantes em nossas plataformas e podemos assegurar que não há qualquer indício de que votos realizados por robôs ou outros mecanismos de fraude impactem as votações de paredão do BBB. Contamos com uma equipe altamente especializada em segurança cibernética e nossa plataforma de votação tem sua segurança certificada por uma auditoria externa independente. Monitoramos constantemente as curvas de votação para identificar e mitigar quaisquer riscos de interferência no sistema, através de algoritmos que acompanham o processo votação permanentemente, a fim de rastrear comportamentos não-humanos. Utilizamos diferentes mecanismos para garantir a segurança da votação, dentre eles, o captcha. Além dele, há outras camadas de segurança no nosso sistema, que inclusive se apoiam em recursos de inteligência artificial e aprendizado de máquina, capazes de rapidamente identificar um robô e neutralizá-lo".
ASSUNTOS: BBB 23