Compartilhe este texto

Vídeo contra família de Ricardo Nicolau viraliza e candidato reage


Por Raimundo de Holanda

22/09/2022 20h10 — em
Bastidores da Política



A ira de Nicolau, a defesa do pai e do Grupo Samel

É compreensível a indignação de Ricardo Nicolau, candidato ao governo do Amazonas, com os ataques gratuitos à sua família, especialmente a seu pai, já falecido e um dos fundadores do Grupo Samel.

Mesmo não concordando com a adoção de tratamento experimental na pandemia pela operadora da família, cabe reconhecer o papel da Samel e dos Nicolau no esforço de fazer frente a um problema grave de saúde pública.

O fato de ser um hospital particular não tira os méritos de seus administradores no enfrentamento da Covid, e é impróprio citar que a operadora de saúde tinha e tem uma tabela para internações, o que é natural em um hospital privado.

O que não se compreende é a que o video, que circula nos grupos de WhatsApp, se presta ao atacar Nicolau e sua família.

Certamente não é ao governador Wilson Lima, primeiro colocado nas pesquisas, enquanto Nicolau está na quarta posição.

Interessa a outros candidatos? Não se sabe. Mas é fato que a artilharia de Nicolau contra o governador contempla interesses que não o dele propriamente, menos ainda os de Wilson Lima.

Quanto às acusações de corrupção contra Nicolau, durante sua gestão na presidência da Assembleia Legislativa (2011 a 2012) já foram devidamente arquivadas por falta de provas.

Ao colocarem o ex-deputado Fernando Nicolau, pai do candidato, em meio a escândalos falsamente criados, provocaram a ira do parlamentar e candidato ao governo, que nesta quinta-feira foi à Polícia Federal pedir uma investigação sobre a origem da mídia e seus eventuais autores.

O fato  é que o video é impróprio, ofensivo e seu autor, idealizadores ou financiadores, caso identificados, devem ser severamente  punidos.

A mídia não é amadora e certamente foi pensada como artilharia mortal, tendo alvo definido, além da família Nicolau. Infelizmente ainda se faz política destruindo reputações.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.