Compartilhe este texto

Silas Câmara entre Deus e o diabo


Por Raimundo de Holanda

31/01/2024 20h20 — em
Bastidores da Política


  • Deus “segurou” Silas Câmara até onde pôde. Largou dele na sessão desta quarta-feira no TRE, que o cassou por captação ilícita de votos nas eleições de 2022. O diabo é que cabem recursos e o Diabo sempre salva Silas das armadilhas que ele mesmo monta.

O ainda deputado Silas Câmara (cabe recurso da cassação pelo TRE) é especialista em se meter em encrencas, mas sempre teve uma capacidade genuína de  reverter situações limites, como na ação penal 864, onde respondia por crime de peculato: (mordeu) boa  parte dos salários dos funcionários de seu gabinete. 

Não foi uma “rachadinha”, foi apropriação arbitrária dos proventos de sua equipe de trabalho na Câmara dos Deputados.  Fez um acordo de “conveniência” com a PGR um dia antes da ação prescrever e o caso foi extinto pelo STF. 

Acusar Silas de rachadinha é amenizar uma apropriação, um confisco arbitrário e ilegal. A PGR foi compassiva, amiga mesmo, e o STF relevou…

“Deus” segurou  Silas até onde pôde. Agora o pastor pode ficar sem mandato e suas ovelhas começam a achar que esse tempo todo foram ludibriadas. O diabo é que cabem recursos e o Diabo sempre salva Silas das armadilhas que ele mesmo monta.

A acusação de captação ilícita de votos e o abuso de poder econômico nas eleições  de 2022, que motivaram sua cassação pelo TRE-Am nesta  quarta feira, é fichinha diante dos escândalos nos quais o parlamentar amazonense já se envolveu. 

É difícil acreditar que, como das outras vezes,  Silas não consiga dar a volta por cima. Quando Deus lhe falta, o Diabo sai em seu socorro. 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Silas Câmara, TRE-Am

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.