Siga o Portal do Holanda

PF afrouxa com tráfico e Estado não controla nem presídios

Publicado

em

Resumo da Coluna

  • PF volta-se para crimes ambientais e afrouxa com tráfico
  • Polícia suspeita de polícia
  • BR 319 pode se tornar nova rota para o tráfico
  • 'Presídio fala': Ordem de matar sai direto do Compaj

A cocaína que sai do Amazonas para abastecer o Sul do País e a Europa rende aos traficantes algo em  torno de 5 bilhões de dólares/ano. É uma cifra alta, manchada por sangue, violência, pobreza e corrupção.  Como a Polícia Federal desmantelou a Base Anzol e acomodou-se apenas no combate aos crimes ambientais,  o tráfico da droga pelos rios do Amazonas foi facilitado e tende a ganhar uma rota mais segura para o Centro-Sul, com a abertura da BR 319. Nada contra a  rodovia, necessária ao desenvolvimento do Estado, mas é uma rota nova almejada pelas organizações criminosas, especialmente o Comando Vermelho, que assumiu o protagonismo do tráfico após o desmantelamento da Família do Norte.

SUSPEITOS NA POLÍCIA

Os traficantes acabam beneficiados pelo distanciamento das policias Federal, Civil e Militar, que deixaram de produzir informações estratégicas e relatórios de inteligência. Por vaidade de uns ou suspeita de outros de que alguém de um dos lados facilita a vida dos traficantes. Na prática, falta confiança - o  elo que garante que a troca de informações  resultará em ações eficazes de combate ao crime e que não haverá vazamentos.

Sem essa confiança as policias param, o crime cresce, a sociedade perde.

Cabe aos governos Federal e do Estado sentarem em torno de uma mesa para chegarem a um termo, eliminando possíveis suspeitos de traírem a confiança dessas instituições e da sociedade.

ORDEM DE MATAR

Há um problema local que o Estado do Amazonas poderia resolver: a matança em Manaus - foram 115 mortes  em janeiro e não 104, como havíamos  divulgado -  ocorre a partir de ordem de traficantes presos no Compaj. Um oficial da PM definiu o que ocorre bem na frente das autoridades: “o presídio fala, o presídio ordena”.

O problema é que ninguém quer escutar e agir. Falta, mais uma vez, inteligência.




+ BASTIDORES DA POLÍTICA

Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.