Compartilhe este texto

O legado deixado pela professora Jaqueline Marques


Por Raimundo de Holanda

05/01/2014 21h45 — em
Bastidores da Política



Todos os dias enfrentamos uma guerra contra os vizinhos, os colegas de trabalho, velhos e antigos amigos que viraram adversários. Mas quando um deles morre, percebemos que o sentido da vida é a solidariedade. Que em algum momento faltou um gesto. Um simples gesto  para quebrar o gelo do outro. E nos perguntamos por que entendemos tão mal a vida... Por que vivemos  uma competição tão cruel, um circo de conspirações, de suspeitas, inveja e ódio? Não, a vida não é isso. E o mais cruel é que é a morte de um amigo que acaba nos mostrando que de nada vale o nosso orgulho ou nossa soberba. O Portal do Holanda lamenta  a morte da professora Jacqueline Marques. Que ela encontre a  paz  e que sua partida nos torne menos soberbos e mais solidários com os outros. Era o que ela pregava, é foi o  melhor  legado que deixou para seus alunos e amigos... ( Raimundo Holanda)

Carro no qual estava a professora Jaqueline com outras cinco pessoas, todas feridas e em estado grave, segundo a imprensa americana. Ela morreu ao ser ejetada do veículo. Reprodução/ Internet

 

TIMIDEZ DE BRAGA PREOCUPA ALIADOS

Para os que sonham com a candidatura Eduardo Braga liderando um"chapão"da base governista nas eleições deste ano, o senador anda muito ausente das discussões. Aliados mais próximos temem que ele tenha ficado"meio abalado" com as duas tentativas de mostrar força que resultaram frustradas no ano passado. A primeira foi a fatídica reunião do PMDB, onde só compareceram seis prefeitos do interior e nenhum membro de sua bancada estadual; a segunda, a promessa de trazer ao Amazonas técnicos de vários ministérios para um encontrão com prefeitos do interior, que nem saiu da palavra. Quem acabou fazendo o tal encontro foi o governador Omar Aziz.

@@@

Talvez seja esse o motivo de Braga evitar encontros em Manaus, enquanto tenta articular via Brasília uma aliança forte para sua candidatura no Amazonas.

JOSUÉ DIZ  QUE PAUTA FOI ESGOTADA

Para o presidente Josué Neto, não existem projetos"atrasados" que deveriam ter sido votados em 2013, na pauta da Assembleia Legislativa. Matérias importantes, como a revisão constitucional e a constituição de um Código de Ética Parlamentar naturalmente demandam mais tempo para a sua construção e tramitação no plenário. Nem mesmo a CPI da Telefonia está caminhando fora do prazo, uma vez que foi prorrogada em dezembro por mais 60 dias, de acordo com o ato de sua constituição. 

HANAN E AMAZONINO  VIRAM CONSELHEIROS

Mesmo teoricamente fora da disputa sucessória neste ano, o ex-governador Amazonino Mendes é um dos interlocutores mais ouvidos. Ele, nas questões políticas, e seu ex-vice Samuel Hanan, nas questões estratégicas e econômicas, são figuras consultadas nas rodadas de negociações em torno da sucessão do governador Omar Aziz. Ambos são elos de ligação entre pessoas e pontos dissidentes. Amazonino é pai político de Braga, Omar e Melo; Hanan é amigo pessoal de Omar, Artur e Braga. Para interlocutores políticos do alto escalão, eles  são "o estanho que pode soldar as rachaduras no grupo aliado". 

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.