Compartilhe este texto

A delegada no limite da insubordinação


Por Raimundo de Holanda

04/06/2024 19h23 — em
Bastidores da Política



É fato que a delegada Joyce Coelho prestou, enquanto titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), relevante serviço ao Estado do Amazonas. Mas sua transferência, depois de oito anos, deve ser encarada com  naturalidade. 

Joyce foi designada para a Delegacia Especializada em Assuntos Infracionais. Não gostou e viu na medida "ingerência política".

Esse comportamento, fora da curva, surpreendeu e causou desconforto dentro da própria polícia, exatamente por se tratar de uma profissional respeitada, avessa à polêmicas.

Joyce criou um "climão" ao fazer uma declaração impactante: a de que não tem medo de trabalho, mas "existem valores" que para ela "são inegociáveis". 

A delegada precisa esclarecer que valores inegociáveis foram colocados à prova e em que medida isso a impactou.

É sabido que houve a presença isolada de uma deputada em algumas ações da polícia, o que resultou em pedido de explicações pelo Minstério Público. Mas pelas declarações da delegada, há outros inconvenientes. Mas quais? 

De novo a suposta presença de uma deputada. Ou os pedidos que diz não ter atendido e que reagir como reagiu não se trata de "insubordinação" porque não teria "rejeitado ordem legal".

Mas passou a ideia de insubordinação ao não levar o caso à Corregedoria ou ao  delegado geral, ao menos que se saiba. 

Sair atirando não ajuda a imagem de uma instituição que tenta sarar feridas ainda abertas e se aproximar da sociedade.

Tudo lamentável, uma implosão dos valores que a polícia buscava sedimentar.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, Débora Menezes, DPCA, Joyce Coelho, Manaus, Polícia Civil

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.