Bastidores da Política - Como deter a 'Malandra,' que pleiteia receber o 'Auxílio Manauara'?


Como deter a 'Malandra,' que pleiteia receber o 'Auxílio Manauara'?

Por RAIMUNDO DE HOLANDA

03/03/2021 18h56 — em Bastidores da Política

O 'Auxilio Manauara' é uma iniciativa necessária para o momento de excepcionalidade criado pela pandemia de coronavírus, que produziu desemprego e ampliou a miséria em Manaus. Mas os critérios utilizados para selecionar os beneficiários precisam ser revistos. 

A Prefeitura de Manaus não pode atribuir a simples erro de digitação nomes como “Malandra dos Santos "ou Terra Brasil”. 

Os programas mais avançados para inscrição digital em sites oficiais ou de vendas  on-line inibem a interferência de corretores ortográficos. Por isso, não cabe a informação de que o erro foi cometido pelo usuário que fez a inscrição. 

Ademais, é preciso apurar por que a Prefeitura de Manaus  fez a divulgação da lista sem  a necessária revisão. Afinal, quais critérios foram utilizados para aprovar as inscrições dos que postulavam o benefício ? 

O "erro" parece mais uma tentativa de desqualificar o programa - que é importante e necessário. E se de fato houve a interferência de terceiros,  isso só pode ser atribuído a servidores, que obviamente não estão  habilitados para continuar a servir a sociedade.

 A urgência do benefício que o prefeito David Almeida tenta imprimir acaba sendo prejudicada pela necessidade de uma profunda revisão de cada caso. Afinal, o  recurso é publico, o dinheiro é da sociedade e será de alguma forma fiscalizado pelos órgãos de controle. Seu mau uso terá consequências, não para o servidor que foi negligente, mas para o prefeito.

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.