Siga o Portal do Holanda

Chibatão e Superterminais são porta aberta para o contrabando em Manaus

Publicado

em

Os órgãos de fiscalização atuam de  forma precária ou mantém postos fechados nas entradas de mercadorias em Manaus. A constatação é do Ministério Público Federal, após inspeção no Porto Chibatão e Superterminais, onde foi encontrado  apenas  o posto da Receita Federal funcionando precariamente. Sefaz, Ibama e Ipaam não mantinham servidores no local.   

O MPF  abriu inquérito civil para  apurar eventual irregularidade na fiscalização dos órgãos estatais  nos portos e vai mensurar "as repercussões para a repressão aos crimes ambientais praticados no Amazonas”. Para o MPF,  a ausência de controle facilita o trânsito de mercadorias ilegais.

A decisão de abrir um inquérito civil para investigar eventual omissão dos órgãos de fiscalização indica que a Operação Arquimedes terá novo desdobramento, com mais prisões.

Mas se de um lado há preocupação do órgão federal com crimes ambientais, de outro ficou claro que há uma porta aberta para o contrabando entrar em Manaus, sem que o Estado fiscalize, o que explica, em parte ,a queda na arrecadação nos últimos meses..

VEJA A PORTARIA DO MPF:

+ BASTIDORES DA POLÍTICA

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.