Bastidores da Política - Brasil tem projeto mal-acabado de democracia e isso favorece Bolsonaro


Brasil tem projeto mal-acabado de democracia e isso favorece Bolsonaro

Por RAIMUNDO DE HOLANDA

18/09/2021 18h31 — em Bastidores da Política

O presidente Jair  Bolsonaro vem perdendo apoio de sua base, mas esse contingente (3%), ainda pequeno, concentrado especialmente entre os evangélicos, está indo para onde? Não aumentou a popularidade do Congresso nem do STF.

A pesquisa DataFolha, publicada ontem, mostra que há um acentuado apoio à democracia. Mas de qual democracia os brasileiros estão falando? O País tem um projeto mal-acabado de democracia.

É falsa a ideia de que as instituições funcionam plenamente.

O que a pesquisa revela, mas não faz qualquer citação direta, é que as divisões na sociedade apenas se acentuaram. 

Quem perde são todos os brasileiros, com a recessão já em curso, com a fome e o desemprego.

Se alguém imaginava que o Brasil poderia passar da pseudo democracia para uma ditadura no Dia da Independência, apostou errado.

Continua errando quem aposta que o "mito" se desfez com a carta que o Conde Drácula o fez assinar um dia após manifestação de maciço apoio ao seu governo 

O pesadelo não é Bolsonaro dar um golpe, mas o País ficar na posição que está: parado, conflituoso, dividido.

E ainda há um problema secular: a corrupção, sempre atribuída aos políticos, espalhou-se como metástase. São muitas as lendas que contam a história por onde o dinheiro circula e quais são os agraciados.

São coisas que não mudam. A honestidade é um atributo raro demais. No Brasil, não é apenas escassa. Está em falta.

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.