Compartilhe este texto

Grammy anuncia data da premiação e inclusão de duas novas categorias em 2026

Por Folha de São Paulo

12/06/2025 16h00 — em
Arte e Cultura



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Grammy, principal prêmio de música do mundo, anunciou nesta quinta-feira (12) o calendário e as novidades de sua 68ª edição. Duas novas categorias serão premiadas em 2026.

A premiação acontecerá em 1º de fevereiro e a lista de indicados será divulgada em 7 de novembro. As duas categorias incluídas foram melhor capa de álbum e melhor álbum country tradicional.

O prêmio para melhor capa de álbum entra após pedidos da classe musical, segundo a Academia. "No mundo digital de hoje, as capas de álbuns são mais impactantes do que nunca. Seu significado cultural é inegável", disse o CEO da Recording Academy, Harvey Mason Jr, no lançamento.

A inclusão da categoria de melhor álbum country tradicional foi motivada pela evolução significativa do gênero nos últimos anos, segundo Mason. A categoria de melhor álbum country foi renomeada como melhor álbum country contemporâneo.

Há também novidades nas categorias clássicas. Compositores e letristas agora também são elegíveis para o prêmio, assim como os outros profissionais criativos, incluindo artistas e produtores.

Os prêmios de melhor projeto de gravação e melhor caixa ou edição especial limitada foram combinados em uma única categoria: Melhor Projeto de Gravação.

Os critérios de elegibilidade de produtos físicos para as categorias melhor projeto de gravação, melhor texto de álbum e melhor álbum histórico foram ampliados. Os pacotes físicos vendidos diretamente aos fãs, por meio do site do artista ou da gravadora, agora podem vencer um Grammy.

A cerimônia será transmitida ao vivo pelo streaming Paramount+ e pelo canal americano CBS Television Network.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura