Compartilhe este texto

Art Basel inaugura nova feira de arte em Paris este ano no Grand Palais Éphémère

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

26/01/2022 12h35 — em
Arte e Cultura



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Maior rede de feiras de arte do mundo, a Art Basel vai inaugurar uma edição francesa em outubro de 2022. Em comunicado divulgado pela instituição nesta quarta-feira (26), foi anunciado um contrato de sete anos para realização de uma nova feira de arte contemporânea e moderna no Grand Palais, em Paris.

Em parceria com a Réunion des Musées Nationaux, entidade cultural francesa dedicada aos museus, o novo evento da Art Basel inicialmente ocorrerá no espaço temporário do museu, o Grand Palais Éphémère, uma vez que edifício principal, o Grand Palais des Champs-Elyséess, um dos ícones arquitetônicos da capital, estará em reforma até 2024.

Ao contrário dos que apostavam num arrefecimento das feiras de arte em decorrência da pandemia de Covid-19, a feira do grupo suíço MCH voltou a movimentar o mercado milionário de obras artísticas, como já apontou a edição de Miami em 2021.

"O novo projeto construirá pontes com a indústria cultural da França -da moda e design ao cinema e música- criando um evento emblemático que irradiará por Paris, estando incorporado à cidade e à sua cena cultural", afirmou a organização da feira em comunicado à imprensa.

"Com sua incomparável história e seu dinamismo contemporâneo, Paris é o epicentro da cena cultural internacional", diz em nota Marc Spiegler, diretor global da Art Basel. "Nosso objetivo é fazer uso do status sem paralelos da cidade como metrópole para ajudar a criar uma semana vibrante que amplifique ainda mais a repercussão internacional da cidade como uma capital cultural."

A feira, que reúne museus, instituições privadas, galerias e outros órgãos culturais em torno do comércio da arte, não divulgou mais detalhes sobre as datas, o comitê de seleção dos participantes ou sobre do processo de inscrição.

Em sua chegada a Paris, a Art Basel fará frente à Foire International d'Art Contemporain, a Fiac, que também ocorre todo mês de outubro no Grand Palais e é até agora a feira de arte mais importante da França e uma das maiores da Europa.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura