Câncer de Próstata: O preconceito precisa acabar!

Por Portal do Holanda

02/11/2014 17h50 — em

Anoar Samad

Há  20 anos venho falando e escrevendo sobre o câncer de próstata. Como o tempo passa rápido! Outro dia assisti um vídeo sobre minha primeira entrevista na TV cultura, 1996, eu era bem magrinho e claro 18 anos a menos.Trabalhava na FCECON. Inclusive nese ano realizei neste hospital a primeira cirurgia de câncer de próstata da Amazônia.

Me lembro quando em Manaus era difícil de se realizar um simples exame de PSA. Muito pouco se falava sobre esta doença e as estatísticas mostravam que a imensa maioria dos casos já eram diagnosticados em uma fase tardia, avançada com pouquíssimas chances de cura. Eu sempre atribui esta triste estatística:

1 – A desinformação  da população sobre o que era a próstata e principalmente o que era câncer de próstata e se havia ou não alguma forma de “prevenção”;

2 – Desinformação dos próprios profissionais de saúde, àquela época, sobre as formas de prevenção e tratamento do tumor da próstata;

3 – O preconceito contra o toque retal.

Os anos se passaram e o papel importantíssimo da imprensa que divulgou intensamente este tema e com certeza milhares de vidas foram salvas.  A desinformação por parte da população e dos profissionais de saúde já desapareceu. Se você conversar com qualquer pessoa ela sabe que existe a próstata e sabe que o homem tem de fazer “exames” de próstata.  O grande problema ainda é o preconceito quanto ao toque retal. Este ainda é um problema sério. Infelizmente muitos homens ainda se negam a realizar seus exames para simplesmente evitar o exame de toque retal. Por isso muitos homens ainda descobrem que estão com câncer em uma fase tardia dificultando demais a possibilidade de cura.

Estamos iniciando o mês de novembro e este mês é chamado de “Novembro Azul”, isso mesmo aproveitando o já famoso Outubro Rosa. É o mês  considerado como para um alerta sobre o câncer de próstata. Já por várias vezes escrevi sobre este tema e hoje vou escrever sobre câncer de próstata de uma forma diferente. Vou escrever abaixo frases que escuto nas mais variadas situações e vou responde-las esperando que isto sirve de um enorme alerta para todos vocês:

1 – Doutor eu não sinto nada pra que eu vou fazer este exame?   Esta é campeã. Atenção meus leitores, o Câncer de próstata na sua fase inicial NÃO DÁ SINTOMAS, ou seja , o homem está carregando um câncer, que está crescendo dentro dele e ele NÃO SENTE NADA . Portanto não espere sentir alguma coisa para procurar o médico. Na maioria das vezes pode ser muito tarde.

2 – Doutor eu ouvi dizer que não precisa mais realizar o toque retal, basta o exame de sangue?  Não sei realmente de onde as pessoas retiram isso. Não existe nada, nenhuma escola, nenhuma sociedade de especialista, que oriente seus profissionais de saúde à realizarem o toque retal.  Todo homem acima de 45 anos deve realizar um exame de sangue chamado PSA e o exame de toque retal uma vez por ano. Os homens que tem algum familiar com câncer de próstata, esta idade de início deve ser a partir de 40 anos.

3- Fiz um ultrassom e minha próstata estava bem “pequena” então não preciso fazer nenhum exame?    Errado. Não confundam. Não é somente câncer de afeta a próstata, pelo contrário, ela pode sofrer de outras doenças e pode ou não aumentar de tamanho. Tamanho de próstata não é bom nem ruim quando se fala de câncer. Não atrapalha nem ajuda. Tamanho de próstata não é fator de risco para desenvolver ou Não a doença.  O Câncer “pega” próstatas de qualquer tamanho, grande pequena, normal , não interessa Câncer não escolhe tamanho. Portanto qualquer que seja o tamnho da próstata você deve realizar toque retal e PSA uma vez por ano.

4 – Doutor eu operei da próstata faz anos e meu médico disse que tirou tudo. Ainda tenho de fazer exames?   Claro que sim . Existe uma OUTRA DOENÇA na próstata, muito comum que é a chamada Hiperplasia Benigna da próstata ou Aumento da próstata. Este aumento ocorre no interior da próstata ( miolo ) e muitos homens se operam deste problema porque apresentam dificuldade de urinar. Esta cirurgia retira TODO O” MIOLO” DA PRÓSTATA mas a “casca” continua lá e é justamente nela que surgem ou “nascem” a maioria dos cânceres de próstata. Portanto mesmo operado tem de realizar o exame anual.

5- Doutor fiz meu exame de sangue “deu” normal. Preciso “fazer” o toque retal?  Claro que sim. Existem homens que o PSA pode estar normal e a suspeita aparece no toque. O homem deve realizar os dois exames,  eles se complementam e não pode substituir um ao outro. Tem de fazer os dois.

Enfim o câncer de próstata é uma doença fatal e muito frequente, não adianta dizer que não sente nada pois “prevenção”é justamente para quem não sente nada, quem sente está doente e precisa se tratar.

Você leitora, converse com seu pai, seu esposo, seua amigos. Espalhem sim , insistam, expliquem para os homens que o preconceito precisa acabar. Digam: O exame de próstata pode salvar a sua vida!

+