Zona Norte ganha novo PAC até 2015

Por

11/07/2014 14h08 — em Amazonas

A zona Norte vai ganhar um novo Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) até o primeiro semestre de 2015. Com uma estrutura ampla que mede mais de 3,5 mil metros quadrados, o prédio será um modelo para os demais postos e o primeiro com instalações próprias do governo do Estado. O terreno está localizado na avenida Bispo Pedro Massa, na Cidade Nova.

As negociações para a aquisição do terreno acontecem há um mês. A ouvidora geral do Estado, Zanele Teixeira, explica que o projeto inicial abrangia a reforma do atual prédio do PAC Cidade Nova (avenida Noel Nutels, 1.350, Cidade Nova I). Porém, o secretário extraordinário de Estado, Evandro Melo, determinou à Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) a liberação de um terreno para a edificação de um novo prédio do pronto atendimento. “Havia uma programação para a execução da reforma, porém, uma equipe técnica verificou que a instalação elétrica do prédio está comprometida e a estrutura física não suporta modificações. O novo local vai oferecer mais comodidade ao cidadão”, disse a ouvidora.

Segundo Zanele, o PAC modelo comportará 22 terminais de atendimento distribuídos entre guichês e unidades de serviços. No local, o cidadão vai continuar tendo acesso aos programas “Comunidade digital” e “Clínica oftalmológica”, que acontecem por meio de parcerias com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e com o Instituto de Pesquisa e Assistência Oftalmológica da Amazônia (Ipoam).

Uma das unidades que receberá maior atenção durante a construção do espaço é o Detran por ser, atualmente, um dos serviços de maior demanda. Em média 87 mil usuários são atendidos mensalmente no PAC Cidade Nova. Somente em junho deste ano cerca de 5 mil pessoas procuraram os serviços do Detran no posto da zona Norte. A segunda maior demanda está concentrada na unidade da Setrab com o serviço do seguro-desemprego.