Vulcão que pode causar tsunami no Norte do Brasil entra em alerta de erupção

Por Portal do Holanda

16/09/2021 12h18 — em Amazonas

Vulcão está no segundo nível de alerta de erupção - Foto: Divulgação/Pevolca

O vulcão Cumbre, localizado na ilha de La Palma, no continente africano está em alerta amarelo de erupção e especialistas acreditam que o evento pode causar tsunamis que chegarão as regiões Norte e Nordeste do Brasil.

De acordo com o pesquisador Carlos Teixeira, da Universidade Federal do Ceará, a erupção do vulcão tem a capacidade de provocar ondas gigantes que atingiriam diretamente as Américas, incluindo o litoral brasileiro que é banhado pelo oceano Atlântico.

Em entrevista ao Uol, o pesquisador explica que a erupção violenta não é dada como certa, mas não deixa de ser uma possibilidade que deve causar certa preocupação: "Ele não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima".

Estudiosos internacionais também consideram as chances e afirmam que há tempos mudanças no comportamento dos vulcões têm sido motivo de atenção. 

Para o geólogo Mauro Gustavo Resse Filho, essas mudanças podem impactar de forma ímpar o Brasil, que não está preparado para tal fenômeno: “Este movimento por sua vez, poderá ser capaz de gerar um tsunami que percorrerá distâncias transatlânticas e que atingirá o praticamente todos os países banhados pelo oceano Atlântico. A partir da modelagem de tal evento, obteve-se a informação que toda a costa brasileira será afetada”, afirma.

A ilha de La Palma fica a pouco quase 4.500 km de distância, e pode ser que se o vulcão Cumbre entrar em erupção, de fato, as ondas do tsunami percam força até chegar à costa brasileira, mas isso também não é garantido.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas