Manaus/AM – Um vídeo gravado por moradores na rua Ladário, no conjunto Canaranas, zona norte de Manaus, mostra a cratera que provocou a morte da líder comunitária Sammya Costa Maciel se expandindo e colocando em risco outras casas da região.
Segundo relatos, o buraco aberto pela força das chuvas continua aumentando de tamanho, ameaçando a estrutura de imóveis próximos e gerando medo entre os moradores.
“Vocês acham que a rua não vai cair com essa quantidade de água caindo? Está abrindo cada vez mais. E o poste pendurado, uma verdadeira cachoeira”, disse a testemunha que fez a gravação.
A tragédia ocorreu após o solo ceder durante um temporal, arrastando a vítima que tentava salvar outras pessoas. A Defesa Civil acompanha a situação e já realizou vistorias no local.
Técnicos avaliam medidas emergenciais para conter o avanço da erosão e evitar novos desastres. Enquanto isso, famílias próximas à área afetada foram orientadas a deixar suas casas por precaução.
Sammya morreu em 19 de março de 2025, após a mesma cratera causar um deslizamento na rua da Paz, na comunidade Fazendinha, onde atuava como líder comunitária. Ao tentar ajudar moradores atingidos pelo deslizamento, ela foi soterrada e não resistiu.


