Compartilhe este texto

Veja situação das calhas dos rios nesta sexta-feira no Amazonas

Por Portal Do Holanda

01/12/2023 16h16 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Comitê de Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, divulgou, nesta sexta-feira (1º), o boletim com informações atualizadas sobre a estiagem no estado. Nos últimos cinco dias, o nível do Rio Negro, em Manaus, subiu 48 cm.

Todos os 62 municípios amazonenses estão em situação de emergência. Segundo dados da Defesa Civil, o Amazonas tem 599 mil pessoas afetadas até o momento pela seca severa, ou 150 mil famílias. 

Calha do Negro - No alto Rio Negro em Santa Izabel do Rio Negro entre 27 e 30 de novembro subiu 16 cm, na porção média da calha. No município de Barcelos, foi registrada uma descida de 5 cm, já em Manaus, nos últimos cinco dias houve uma elevação de 48 cm.

Calha do Juruá - Nos últimos cinco dias a estação de referência no rio Juruá, situado em Itamarati, desceu 21 cm. Na região mais próxima a nascente da calha, Guajará (Cruzeiro do Sul) nos últimos cinco dias subiu 1,03 m e Ipixuna desceu 33 cm entre os dias 27 e 29 de novembro, devido à oscilação esperada entre as transições de estações.

Calha do Purus - Nos últimos 5 dias, a estação de referência da calha do Purus, localizada próxima a foz do rio, no município de Beruri, registrou uma elevação de 52 cm, o que é esperado no momento.

Calha do Madeira - A estação de referência da calha do Madeira, localizada no município de Humaitá, registrou uma oscilação em seu nível nos últimos cinco dias, subiu 85 cm.

Calha do Solimões - Nos últimos cinco dias, a estação de referência em Tabatinga desceu 10 cm em seu nível, em Fonte Boa, registrou elevação nos últimos cinco dias de 41 cm. Já na região próxima a foz da calha, em Manacapuru, foi registrado elevação de 42 cm nos últimos cinco dias.

Calha do Amazonas - Em Itacoatiara, o nível do rio subiu nos últimos cinco dias, registrando elevação de 41 cm.

O número de pessoas e famílias afetadas pela estiagem no estado é dinâmico e baseia-se nas informações disponibilizadas pelos municípios que alimentam o S2iD - Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Defesa Civil.

Esses números são atualizados e corrigidos diariamente, podendo sofrer alterações para mais ou para menos, de acordo com os ajustes realizados pelas autoridades municipais, visando a precisão dos dados.

Confira mais detalhes no documento abaixo:

Clique para baixar arquivo


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas