Compartilhe este texto

Variante Delta predomina em 89% dos casos de covid no Amazonas; FVS pede prevenção

Por Portal Do Holanda

27/10/2021 21h31 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Amazonas segue em baixo risco para transmissão da Covid-19, permanecendo na fase amarela (fase 2). Mesmo com o cenário epidemiológico de Covid-19 atual, é necessário manter as medidas preventivas à infecção, levando em consideração que 89% dos casos da doença no Amazonas são, predominantemente, da Variante de Preocupação (VOC) Delta (B.1.617) do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Os dados são da avaliação de risco, calculada pela FVS-RCP conforme metodologia desenvolvida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), levando em consideração a capacidade do sistema de saúde e a evolução da Covid-19 no Amazonas. O alerta foi feito por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Amazonas (CIEVS-AM/FVS-RCP) também nesta quarta-feira. “Diante desse novo cenário, é preciso que a população se mantenha firme e fortaleça os cuidados preventivos à infecção, principalmente, aderindo à vacinação contra Covid-19, para evitar o avanço da doença”, destaca Adriana Elias, diretora-presidente da FVS-RCP.

 

Indicadores -  O boletim destaca que foi observado um aumento de 7% na média diária de casos no Amazonas. Houve aumento de 36% no interior do Estado. A capital, Manaus, apresentou redução de 25% dos casos. Também foi observada redução da taxa de incidência em todas as faixas etárias, principalmente em idosos (50%) e na faixa etária de 20 a 59 anos (46%).

 A média móvel diária de morte por Covid-19 no Estado reduziu 33%, nos últimos 14 dias. “O Amazonas registra uma média de um óbito por Covid-19 por dia, sendo que, em vários dias ao longo do mês, não foram registrados óbitos. Vale ressaltar que a maioria das pessoas que necessitam de internações ou evoluem para óbito não apresentam esquema vacinal completo. Portanto, ressaltamos a importância de todos buscarem a vacina para se protegerem”, acrescenta Daniel Barros, assessor da Sala de Situação de Saúde do Amazonas, coordenado pela FVS-RCP.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas