Variante colombiana 'Mu' detectada no Amazonas deixa autoridades em alerta

Por Portal do Holanda

12/09/2021 7h42 — em Amazonas

Cepa está se espalhando - Foto: Ilustrativa

Manaus/AM- Uma nova variante da covid-19 que está circulando no Amazonas deixou autoridades em saúde no estado em alerta. Uma idosa e uma criança testaram positivo para a doença no município de Tabatinga, na última sexta-feira (10).

Segundo a FVS, a nova cepa identificada como “Mu”, de origem colombiana e os primeiros casos foram detectados justamente na cidade amazonense que faz fronteira com o país. Ambos tem parentes no país vizinho e mantém contato com eles.

Segundo o diretor da instituição, Cristiano Fernandes, a variante surgiu pela primeira vez em janeiro deste ano na Colômbia. Até então ela foi classificada como variante de atenção, mas devido a propagação, agora está na categoria de interesse e passa a ser acompanhada de perto por especialistas e pela OMS.

Os dois casos detectados pela Fiocruz em Tabatinga são de uma idosa de 73 anos e do neto dela, uma criança de 10 anos. O menino ficou assintomático e a avó apresentou apenas sintomas leves, ela já tinha tomado as duas doses da vacina contra a covid.

Os órgãos de saúde ressaltam a importância da vacinação e pedem que a população procure os postos de saúde para se imunizar.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas