Vacinas Coronavac e Oxford são eficazes contra variante do Amazonas

Por Portal do Holanda

08/03/2021 16h37 — em Amazonas

Coronavac - Foto: Divulgação

Manaus/AM - Estudos preliminares apontam que tanto a vacina Coronavac (Sinovac), quanto a Oxford (AstraZeneca), são eficazes contra a variante do coronavírus encontrada em Manaus, no Amazonas.

Segundo o Uol, a pesquisa sobre a CoronaVac foi conduzida pelo Instituto Butantan. O estudo foi feito por meio de exame de amostras de sangue retiradas de pessoas vacinadas com a CoronaVac e testadas contra a variante  e os dados preliminares indicaram que o imunizante foi eficaz contra a cepa. O dados porém, ainda não são definitivos.

Já a efiácia da vacina de Oxford foi comprovada em estudos preliminares feitos pela universidade inglesa e pelo laboratório AstraZeneca. A informação foi confirmada pelo diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma, que dirige a unidade da Fiocruz produtora de imunobiológicos.

A variante do coronavírus originada em Manaus, no Amazonas, é chamada de P.1 e vem sendo apontada como um dos fatores que levaram ao recrescimento da pandemia de covid-19 no Brasil neste ano

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas