Compartilhe este texto

Vacinação contra Covid entre servidores da saúde é menor que 30% em 10 municípios do Amazonas

Por Portal do Holanda

21/01/2022 14h56 — em Amazonas

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Diante de uma nova onda de casos de Covid-19, em 10 municípios do Amazonas, um índice chama a atenção no Amazonas. Menos de 30% dos funcionários da área da saúde completaram o ciclo vacinal, com duas ou três doses. Na capital, o índice de vacinação nesse público é de 56,9%. 

Pelos dados do Vacinômetro divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), no município de Apuí, apenas 9,8% dos servidores da saúde estão com o quadro completo de imunização, Fonte Boa vem em seguida com 13,3%, Tabatinga tem 14,3%, Envira, com 20%, Juruá, 20,1%, Tapauá, 21,9%, Amaturá, 21,9%; Carauari, 23,0%, Anori, 28,7%, e Japurá, 29,2%. 

Em Apuí, que é o que apresenta o índice mais baixo de vacinação, são 292 servidores atuando na saúde, em Fonte Boa, 361, em Tabatinga, 1.949, Tapauá, 254, Carauari, 287, Amaturá, 183, Envira, 276, Anori, 169, Juruá, 104, Japurá, 107, 

A enfermeira Josi Dias, do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Amazonas, coordenado pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), aponta questões sociais e psicoculturais para justificar esse índice.

De acordo com ela, as questões de saúde por conta do aumento de casos de Covid entre os servidores também pode contribuir para esse quadro, que é alvo constante de ações para conscientização.

A FVS-RCP, segundo ela, continua sensibilizando não só a população em geral, mas especificamente esse público a buscar a imunização, que é a melhor estratégia contra a Covid-19, além dos cuidados básicos.
Josi lembra que a esses profissionais foi ofertado tanto o esquema de duas doses quanto de uma dose.

CONTRATAÇÕES

Em uma rede social, o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-AM) incentiva a vacinação entre os profissionais, com postagens mostrando as vantagens da imunização.

No início dessa terceira onda de Covid em Manaus, o Coren informa que há um grande número de profissionais afastados já acometidos pela covid-19, ocasionando a sobrecarga de trabalho dos colegas em atividade e prejudicando a assistência de qualidade à saúde da população. 

Após apelos tanto à Prefeitura de Manaus quanto ao Governo do Estado para o lançamento de processos seletivos para contratação emergencial de mais profissionais de saúde para atuarem na linha de frente, a entidade já recebeu sinalização positiva do Governo do Estado para esse procedimento.
 
De acordo com o Coren, a proibição de tirar férias diante da redução dos quadros e isso prejudica tanto a saúde física quanto a mental dos trabalhadores da saúde, agravando os adoecimentos.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas