Vacina Jansen pode ser usada em cidade do Amazonas ameaçada por surto de covid no Peru

Por Portal do Holanda

05/08/2021 7h25 — em Amazonas

Membros da FVS estiveram em Benjamin Constant. Foto: Divulgação

Manaus/AM - Equipes da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) se reuniram nessa quarta-feira com servidores da Prefeitura de Benjamin Constant para definir novas estratégias de combate à proliferação da Covid-19 na região de fronteira, que passa pela ameaça de entrada de variantes, após um surto na cidade de Islândia, no Peru.

Uma das estratégias é a aplicação da vacina da Jansen na população que circula na região fronteiriça, uma vez que esse imunizante não necessita segunda dose. Outra medida será aumentar a oferta de testes e vacinas para alcançar todos os que ainda não foram imunizados, bem como para detectar possíveis novas variantes.

Atualmente, a infecção por Covid-19 está sob controle em Benjamin Constant, com apenas três casos leves em isolamento domiciliar e nenhuma internação no hospital local, segundo boletim do município.

Além disto, há mais de um mês uma barreira foi montada para testar todos os passageiros que desembarcam no município brasileiro. As pessoas que testam positivo, se forem residentes em Benjamin, são encaminhadas para o atendimento local. Já os infectados oriundos do Peru, que moram fora de Benjamin Constant, são impedidos de ingressar no município.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas