Compartilhe este texto

Turismo de base comunitária é aposta para Amazonas, diz Sebrae

Por Portal Do Holanda

27/11/2020 9h38 — em
Amazonas


Novo Airão (foto) e Iranduba têm potencial turístico - Foto: Divulgação/Secom

Manaus/AM – Aumentar a visibilidade do turismo de base comunitária no baixo rio Negro é o objetivo do projeto ‘Turismo Transforma’, do Sebrae Amazonas, que terá dois importantes webinars nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro: o Diálogos Criativos na Amazônia e o Laboratório de Turismo na Amazônia.

No primeiro, que vai acontecer de 9h às 17h, será apresentado o ‘Caminhos do Rio Negro/Rede Trilhas’. Uma trilha com mais de 620km de extensão, que percorre unidades de conservação do Mosaico do Baixo Rio Negro. Passa pelos municípios de Manaus, Iranduba, Novo Airão e Barcelos, alternando em trilhas de terra firme e aquáticas. 

Durante o encontro, especialistas de outros estados vão abordar, também, sobre o turismo de aventura e os desafios pós pandemia. O objetivo é contribuir com a formação da cadeia que surge a partir das trilhas definidas no Amazonas, oportunizando a troca de experiências entre os atuantes dessa cadeia, principalmente na região do baixo ao médio Rio Negro e profissionais experientes no mercado, promovendo, ainda a divulgação das trilhas demarcadas.

No segundo, que vai ocorrer de 9h às 12h, será lançado o site vitrine ‘Viver Amazônia’, que reúne produtos turísticos de três comunidades da RDS Rio Negro: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no lago do Acajatuba, Santa Helena do Inglês e Tumbira. Uma vitrine com opções de roteiros que têm potencial para conectar pessoas, proporcionando experiências genuínas e momentos inesquecíveis. Para essa programação são aguardados, principalmente, operadores e agentes de viagens. 

Os webinars são uma realização do Sebrae AM e contam, ainda, com a parceria da Associação Zagaia Amazônia, da Fundação Amazonas Sustentável, da Amazonastur e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA). Esta última incorporando um projeto do órgão já em andamento, o Rede de Trilhas.

Turismo transforma

Lançado em agosto pelo Sebrae Amazonas, com várias capacitações on-line, a iniciativa visa repensar o futuro da atividade no estado. “Nosso ponto forte é a natureza, por isso pensamos no turismo de base comunitária, que tem um potencial gigantesco, com atrativos belíssimos”, explicou o gestor do projeto, Fábio Souza.

“Com a pandemia, realmente o turismo teve uma queda muito grande. O Sebrae quer transformar essa realidade. Mostrar para o Brasil, para o Mundo e, também, para os amazonenses essa região, de belezas naturais únicas”, destacou Souza.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas