Compartilhe este texto

TRE-AM mantém multa para prefeito de Tefé por campanha antecipada

Por Portal Do Holanda

06/02/2025 10h08 — em
Amazonas


Foto: Reprodução/Instagram

Manaus/AM - O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) manteve a multa de R$ 25 mil aplicada ao prefeito de Tefé, Nicson Marreira, por propaganda eleitoral antecipada. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (5) e teve a relatoria da juíza Mara Elisa Andrade, que negou o recurso apresentado pelo prefeito e pelo Diretório Municipal do União Brasil.

A Justiça Eleitoral apontou que Marreira transformou uma convenção partidária em um evento público de campanha, caracterizando irregularidade. A reunião contou com grande participação popular, uso de vestimentas padronizadas e convocação aberta, o que violou as regras eleitorais sobre atos intrapartidários.

Segundo a legislação, convenções partidárias devem ocorrer sem a convocação pública de eleitores, e manifestações que incluam passeatas organizadas e uso de símbolos eleitorais podem ser consideradas pedidos explícitos de voto antes do período permitido.

Dessa forma, o TRE-AM entendeu que as ações do prefeito configuraram campanha antecipada, mantendo a penalidade aplicada anteriormente.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas