Compartilhe este texto

Tese de pesquisador indígena da Ufam é escolhida como melhor da Antropologia pela Capes

Por Portal Do Holanda

12/08/2022 16h32 — em
Amazonas


João Paulo foi o indígena tukano com a tese premiada pela Capes - Foto: Reprodução Facebook

Manaus/AM - É de um estudante de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) a tese escolhida como melhor da área de Antropologia e Arqueologia de 2022 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC).

A pesquisa intitulada “Kumuã na kahtiroti-ukuse: uma ‘teoria’ sobre o corpo e o conhecimento-prático dos especialistas indígenas do Alto Rio Negro”, é de autoria de João Paulo Lima Barreto e concorreu com mais de 40 outros trabalhos para receber o Prêmio Capes de Tese.

João Paulo Barreto é um pesquisador indígena tukano, da região do Alto Rio Negro fez a defesa da tese em fevereiro de 2021, obtendo a aprovação da banca avaliadora. 

“O meu trabalho trata de conceitos indígenas, sobretudo de conceitos sobre o corpo. Porque os nossos especialistas indígenas, chamados de pajés, eles têm práticas de cuidar da saúde que muitas vezes é entendido a partir da chave da religião. Então, a partir dessa inquietação que eu tive, eu fui buscar entender o que está por trás das práticas, dos cuidados da saúde. Eu trago essa discussão sobre o que é o corpo do ponto de vista indígena”, revelou o autor da tese. 

O professor Gilton Mendes dos Santos, orientador da tese vencedora, destacou o que que a inovação no campo da antropologia sobressai no trabalho do João Paulo. 

“Os alunos indígenas quando chegam na pós-graduação trazem já uma bagagem do conhecimento científico. Não é isso que queremos. A gente quer que você busque no seu universo, com os seus teóricos nativos, os velhos, os reconhecidos detentores de conhecimentos do seu povo indígena, que você traga esse conhecimento, que não são exatamente como os nossos, os da ciência, para que eles tomem lugar e tomem reconhecimento. Então, esse é um esforço gigantesco ”, explicou o professor Gilton.

Agora, a tese de João Paulo Barreto concorrerá com as demais da área de ciências humanas. O resultado será divulgado em dezembro, conforme o cronograma do edital do concurso. No dia 8 de dezembro será realizada a solenidade de entrega do prêmio aos agraciados de 2022.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas