Compartilhe este texto

Tensão: Bombeiros detalham resgate de homem que ficou preso em bueiro por quase 12 horas

Por Portal Do Holanda

18/06/2024 10h25 — em
Amazonas


Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

Manaus/AM - Após o resgate tenso de Francisco Benedito Sampaio Barreto, 57, conhecido no bairro Japiim como “Gil”, o Corpo de Bombeiros deu detalhes sobre o trabalho e disse que o irmão do homem e um vizinho conhecido como “Babaloo”, foram fundamentais para que a vítima atendesse aos comandos da equipe.

Mais de 20 bombeiros participaram da operação que durou toda a madrugada e grande parte da manhã desta terça-feira (18).

Foto: Jander Robson/Portal do Holanda“Fizemos a abordagem com a ajuda, mais uma vez, aqui de conhecidos muito próximos, inclusive de um irmão seu, para dar tranquilidade necessária e conseguimos tirar ele (...) Porque ainda ontem, no início da madrugada, nós tentamos resgatá-lo e ele se debateu, se prendeu na galeria e ficou inviável o resgate.”

Segundo o coronel do Corpo de Bombeiros, Orleilson Muniz, uma das principais dificuldades na operação é que o homem, que tem deficiência mental, se recusava a sair e adentrou cerca de 15 metros em um espaço extremamente estreito e de difícil acesso.

Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

“Ele adentrou aqui esse canal a quase uma distância de 15 metros, então ficava inviável considerando as dimensões do canal. Chamamos o pessoal da comunidade que é muito próximo dele, isso cria vínculo com a vítima e dá confiança para que ele saia espontaneamente. À medida que essas negociações foram. Avançando, nós lançamos o bombeiro resgatista dentro da galeria e fizemos ali a abordagem nos tornozelos dele e conseguimos puxar”, explica.

Foto: Jander Robson/Portal do HolandaGil teria entrado no local durante uma crise, logo depois de se desentender com um vizinho. Apesar do susto, o homem passa bem e está recebendo todos os cuidados necessários em um hospital.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas