Tarifa de energia deve ter aumento superior aos 8% no Amazonas

Por Portal do Holanda

26/08/2020 11h03 — em Amazonas

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Proposta apresentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê aumento de mais de 8% da tarifa de energia no Amazonas. A Amazonas Energia deve reajustar a tarifa em 8,32% para quem está ligado na rede de baixa tensão e 8,90% para os ligados na rede de alta tensão (indústrias). O consumidor comum deve ter um impacto de 8,50% do aumento da tarifa. 

A Aneel afirma que o valor está passando por uma consulta pública e que esse valor inicial foi aprovado na última terça-feira (25). A previsão é que o reajuste passe a valer a partir do dia 1º de novembro. Uma nova reunião virtual para consulta será realizada em setembro. 

A Agência explicou que o reajuste ocorre após os cálculos dos custos da distribuição de energia, custos para remuneração da concessionária, gastos com transmissão da energia elétrica, que teve um reajuste da Tarifa de Uso dos Sistemas de Transmissão, e ainda os custos com a compra da energia. 

Segundo a Aneel, por conta da pandemia, os consumidores amazonenses tiveram um amortecimento de 10,57% do valor deste reajuste. 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas