Início Amazonas STF considera eleição para dois biênios nas Assembleias Legislativas inconstitucional
Amazonas

STF considera eleição para dois biênios nas Assembleias Legislativas inconstitucional

STF considera eleição para dois  biênios nas Assembleias Legislativas inconstitucional
STF considera eleição para dois biênios nas Assembleias Legislativas inconstitucional

A eleição para a mesa diretora de assembleias legislativas para dois biênios foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal.  A ação atinge neste momento Tocantins, onde houve a representação junto ao Supremo, mas deve se estender por outros Estados com legislações semelhantes e consideradas inconstitucionais, inclusive Amazonas.

O entendimento foi firmado nesta sexta-feira (8), com maioria dos votos, acompahando o relator, ministro Dias Toffoli. 

A emenda 48/2022, que permitia que os parlamentares elegessem no mesmo dia as mesas diretoras dos dois biênios seguintes, foi aprovada na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) em dezembro de 2022.

Com a decisão do Supremo, os parlamentares da Aleto devem fazer uma nova votação para definir a mesa diretora para o biênio 2025/2026. Em vários estados foram feitas eleições semelhantes, que também devem cair.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?